Bitseal

sexta-feira, dezembro 29, 2006

Sistema de notas

Andei a ver como funcionava o sistema de notas de exames/frequências em alguns países é interessante ver que os mesmos são apontados como exemplos por vários portugueses, especialmente pelos "não pagamos". O sistema de notas é A, B, C e F.

  • A = 90 a 100% do exame correcto
  • B = 80 a 89% do exame correcto
  • C = 75 a 79% do exame correcto
  • F = 0 a 74% do exame correcto

Traduzindo isto para português, basicamente quem tirar notas até 14.4 valores reprova. A nota mínima aqui em Portugal caso usassem um sistema rigoroso como dos países usados como referencias dos "não pagamos" teria que ser 15, isto se quisessem passar a disciplina.

Ora sabendo que os últimos dados apontam para uma taxa de 50% de reprovações no ensino superior publico português acho que teria algo de positivo, emprego para licenciados não faltaria, talvez houvessem melhores profissionais e menos cunhas.

Avaliando também o sistema de pagamentos de propinas, vou buscar o caso muito falado da Suécia. Sim é verdade os alunos não pagam propinas no ensino superior. Mas isto é apenas meia verdade falta agora dizer o resto: os papás na Suécia descontam até 50% do seu ordenado em impostos, no final do mês vem uma carta a dizer qual o montante que eles vão descontar e quanto é que cada ministério vai receber desses papás.
Em Portugal, o papá que ganha 400 contos desconta 200 contos em impostos? Há pois precisava de os guardar para poder ir passar ferias... Se calhar é por isso que esta medida nunca foi importada, vivem demasiado preocupados com o umbigo e o conforto individual. Dei apenas um pequeno exemplo porque ainda se pode ir buscar os casos de jogadores de futebol, dirigentes desportivos, médicos, ministros, gestores e muitos mais, que ganham ordenados que ascendem os 1000 contos, que se tivessem que pagar até 50% a vida por cá estava bem melhor, em vez disso andam todos a fugir aos impostos e todos a queixarem-se da falta do $.

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial