Bitseal

sábado, dezembro 02, 2006

Ubuntu


Vou dar aqui a conhecer este sistema operativo que não para de evoluir e ganhar novos adeptos em todo mundo, é mesmo caso para dizer, que quem nunca ouviu falar nele anda mesmo desactualizado em informática.
Este sistema operativo, lança uma versão nova de 6 em 6 meses, neste momento vai na versão 6.10 Edgy Eft, só a 19 de Abril do próximo ano é que será lançada a versão 7.04 Feisty Fawn.

As actualizações são lançadas sempre que é necessário, o sistema é completamente gratuito e a sua utilização não viola nenhuma lei anti-pirataria.
É leve e rápido, bom para pc's antigos e recentes, não necessita por isso de grandes requisitos de hardware. Possui ainda alguns problemitas na instalação de certos componentes de hardware, como é o caso da minha placa de tv.
Mas para o utilizador comum, que usa o computador para navegar na net, elaborar documentos, conversar online e consultar emails esta é a melhor opção para quem não quer ter dores de cabeça com problemas de vírus, lentidão etc.
Posso ainda adiantar por experiência própria a usar pc sem a placa gráfica há 4 meses, a utilização do sistema operativo é uma maravilha, não noto grandes diferenças a não ser quando vai para a protecção de ecrã (screen saver) e la mostra aqueles efeitos assim para o lentinhos. Ao contrário do que tinha encontrado no Windows XP, que se tinha tornado super lento a mover janelas além de que a maioria dos aspectos gráficos até pareciam de um pc primitivo.

Ainda de fora destas imagens ficaram muitas ferramentas do uso diário para o utilizador comum. Portanto decidi deixar por aqui uma pequena lista de aplicativos de uso diário e a sua equivalência no Ubuntu:

MSN Messenger - aMSN
Azureus - Azureus
Word - Writter
Excel - Calc
PowerPoint - Impress
Photoshop - Gimp
Firefox - Firefox
Emule - aMule
Mirc - Xchat
Windows Media Player - Mplayer
VLC - VLC
Nero - Nero linux
Windows firewall - Firestarter

Para mais imagens ver o site OSDir.com

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial