Bitseal

sexta-feira, dezembro 29, 2006

Sistema de notas

Andei a ver como funcionava o sistema de notas de exames/frequências em alguns países é interessante ver que os mesmos são apontados como exemplos por vários portugueses, especialmente pelos "não pagamos". O sistema de notas é A, B, C e F.

  • A = 90 a 100% do exame correcto
  • B = 80 a 89% do exame correcto
  • C = 75 a 79% do exame correcto
  • F = 0 a 74% do exame correcto

Traduzindo isto para português, basicamente quem tirar notas até 14.4 valores reprova. A nota mínima aqui em Portugal caso usassem um sistema rigoroso como dos países usados como referencias dos "não pagamos" teria que ser 15, isto se quisessem passar a disciplina.

Ora sabendo que os últimos dados apontam para uma taxa de 50% de reprovações no ensino superior publico português acho que teria algo de positivo, emprego para licenciados não faltaria, talvez houvessem melhores profissionais e menos cunhas.

Avaliando também o sistema de pagamentos de propinas, vou buscar o caso muito falado da Suécia. Sim é verdade os alunos não pagam propinas no ensino superior. Mas isto é apenas meia verdade falta agora dizer o resto: os papás na Suécia descontam até 50% do seu ordenado em impostos, no final do mês vem uma carta a dizer qual o montante que eles vão descontar e quanto é que cada ministério vai receber desses papás.
Em Portugal, o papá que ganha 400 contos desconta 200 contos em impostos? Há pois precisava de os guardar para poder ir passar ferias... Se calhar é por isso que esta medida nunca foi importada, vivem demasiado preocupados com o umbigo e o conforto individual. Dei apenas um pequeno exemplo porque ainda se pode ir buscar os casos de jogadores de futebol, dirigentes desportivos, médicos, ministros, gestores e muitos mais, que ganham ordenados que ascendem os 1000 contos, que se tivessem que pagar até 50% a vida por cá estava bem melhor, em vez disso andam todos a fugir aos impostos e todos a queixarem-se da falta do $.

Etiquetas:

Picar o ponto

A muito que isto é tabu em vários sectores publicos, mas é talvez na area da saude que este é o maior tabu. O clinico mesmo que não vá trabalhar tem sempre quem assine o livro por ele ou nos dias em que chegam as inspecçoes vao assinar o livro de presenças rapidamente enquanto alguem empata os inspectores.
Noticia de hoje do Correio da Manha:

"Dezanove dos 25 actuais directores de serviço do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, apresentaram esta sexta-feira a carta de demissão em protesto à decisão do Conselho de Administração da unidade de saúde em implementar o sistema de controlo de assiduidade por impressão digital, desde o princípio do mês, ainda em fase experimental."

O português tanto vive a comparar-se aos outros países, então e aqui não se quer comparar?
Que eu saiba no privado onde muitos dos que se demitiram, também trabalham, existem as mesmas maquinas há ja muito tempo.
Se agora por terem este sistema já choram que fará daqui a alguns meses quando o governo apenas permitir o trabalho ou no publico ou no privado, acabando com o lobbie que tem vindo a ser medicina ao longo dos tempos com clínicos a faltarem e/ou virem atrasados para o emprego no publico porque fizeram noite no privado ou manha... pff no fim quem sofre é sempre quem está doente, porque ao clínico o $ ao fim do mês está no bolso.
O Governo tem que fazer entender uma coisa, todo o posto de trabalho é substituível. Quem vai para o privado entra e pia manso no publico tem que ser diferente porquê, se fazem as mesmas funções? Foram mal habituados ao longo dos anos, agora acham que podem mandar nos $ do povo e fazer o que bem entendem.

Etiquetas:

sexta-feira, dezembro 22, 2006

Top software

Após uma pesquisa por diversas opiniões acerca de vários softwares e a sua qualidade aqui deixo uma lista do top5 da actualidade.

Antivírus:

1. Avast!
2. NOD32
3. AVG
4. AntiVir
5. Kaspersky

Antispyware:

1. SuperAntiSpyware Professional
2. Trend Micro Anti-Spyware
3. WinPatrol 4. Ad-Aware SE
4. Spybot - Search & Destroy

System Optimizer:

1. CCleaner
2. TuneUp Utilities
3. Ace Utilities
4. Super Utilities Pro
5. System Mechanic

Backup:

1. Second Copy
2. AISBackup
3. Acronis True Image
4. Norton Ghost
5. Genie Backup Manager

Recuperação dados:

1. GetDataBack Data Recovery
2. R-Studio
3. Recover My Files

Browser:

1. Mozilla Firefox
2. Opera
3. Maxthon
4. Ace Explorer
5. Internet Explorer

Edição Imagem:
1. Photoshop Elements
2. PhotoImpact
3. Digital Image Suite
4. Photo Plus
5. Paint Shop Pro

Firewall:

1. Comodo Personal Firewall
2. Jetico Personal Firewall
3. ZoneAlarm Pro
4. Trend Micro PC-Cilin Internet Security
5. Outpost Firewall Pro

Etiquetas:

terça-feira, dezembro 19, 2006

Postcrossing

Não sei se será do conhecimento de todos, mas antigamente nas escolas existia uma espécie de troca de cartas, através de uma agência, entre indivíduos de vários países. Era uma experiência engraçada e que obrigava o participante aprender melhor a língua estrangeira, para além de ter a vantagem de se conhecer novas pessoas, culturas e países.
Surgiu então um site feito por um português residente nos EUA. O objectivo passa pelo mesmo, embora exista uma aposta grande na manutenção da segurança e dados confidenciais. O utilizador interessado regista-se e para começar tem que escolher enviar um postal. Depois é lhe atribuído de forma aleatória uma morada e uma ID. Pode consultar o perfil dessa pessoa para saber um pouco mais. Envia então o postal a seu gosto por correio a dizer o que bem entender, seja a falar de si mesmo ou da sua cidade. No postal apenas tem que indicar a ID que recebeu, assim logo que o receptor obtenha o postal, irá introduzir essa ID a confirmar a recepção. E o utilizador receberá em breve um postal.
O sistema só funciona se enviarem, quem envia tem direito a receber, tão simples quanto isto. É uma experiência bastante interessante e que por menos de 1€ (preço do postal e selo) permite alargar os horizontes.

Para mais informações: Postcrossing

Etiquetas:

quinta-feira, dezembro 07, 2006

BOINC

O BOINC ou Berkeley Open Infrastructure for Network Computer, é um software desenvolvido pelo programa SETI e que mais tarde foi alargado para outras áreas cientificas. Actualmente encontra-se em desenvolvimento na Universidade da Califórnia sob a licença GPL sendo gratuito para qualquer utilizador.
O software tenta basicamente reunir recursos através da Internet, para obter um aumento do progresso nas pesquisas que só poderiam ser realizadas por super-computadores e levariam vários anos até dar frutos. Assim qualquer utilizador é livre de instalar o software, determinar os recursos que disponibiliza do seu computador para utilização do programa. O software trabalha em idle ou seja quando o utilizador não se encontra a usar o computador.

Os projectos que estão actualmente em desenvolvimento e pesquisa utilizando este programa são:

Biologia e Medicina

  • SIMAP
  • World Community Grid
  • Malariacontrol.net
  • Tanpaku
  • Rosetta@home
  • Predictor@home

Astronomy/Physics/Chemistry

  • SETI@home
  • LHC@home
  • Spinhenge@home
  • Quantum Monte Carlo at Home
  • Einstein@home

Earth Sciences

  • Climateprediction.net
  • BBC Climate Change Experiment

Mathematics and strategy games


  • Rectilinear Crossing Number
  • Chess960@home
  • Riesel Sieve
  • SZTAKI Desktop Grid

Para mais informações acerca do software e dos projectos acima descritos consultar o site oficial do BOINC

Ps: Não custa nada escolher um projecto que nos agrade e tentar ajudar de forma voluntaria.

Etiquetas:

sábado, dezembro 02, 2006

Ubuntu


Vou dar aqui a conhecer este sistema operativo que não para de evoluir e ganhar novos adeptos em todo mundo, é mesmo caso para dizer, que quem nunca ouviu falar nele anda mesmo desactualizado em informática.
Este sistema operativo, lança uma versão nova de 6 em 6 meses, neste momento vai na versão 6.10 Edgy Eft, só a 19 de Abril do próximo ano é que será lançada a versão 7.04 Feisty Fawn.

As actualizações são lançadas sempre que é necessário, o sistema é completamente gratuito e a sua utilização não viola nenhuma lei anti-pirataria.
É leve e rápido, bom para pc's antigos e recentes, não necessita por isso de grandes requisitos de hardware. Possui ainda alguns problemitas na instalação de certos componentes de hardware, como é o caso da minha placa de tv.
Mas para o utilizador comum, que usa o computador para navegar na net, elaborar documentos, conversar online e consultar emails esta é a melhor opção para quem não quer ter dores de cabeça com problemas de vírus, lentidão etc.
Posso ainda adiantar por experiência própria a usar pc sem a placa gráfica há 4 meses, a utilização do sistema operativo é uma maravilha, não noto grandes diferenças a não ser quando vai para a protecção de ecrã (screen saver) e la mostra aqueles efeitos assim para o lentinhos. Ao contrário do que tinha encontrado no Windows XP, que se tinha tornado super lento a mover janelas além de que a maioria dos aspectos gráficos até pareciam de um pc primitivo.

Ainda de fora destas imagens ficaram muitas ferramentas do uso diário para o utilizador comum. Portanto decidi deixar por aqui uma pequena lista de aplicativos de uso diário e a sua equivalência no Ubuntu:

MSN Messenger - aMSN
Azureus - Azureus
Word - Writter
Excel - Calc
PowerPoint - Impress
Photoshop - Gimp
Firefox - Firefox
Emule - aMule
Mirc - Xchat
Windows Media Player - Mplayer
VLC - VLC
Nero - Nero linux
Windows firewall - Firestarter

Para mais imagens ver o site OSDir.com

Etiquetas: