Bitseal

quinta-feira, dezembro 20, 2007

Começar a programar

Há algum tempo andei à procura de tópicos relativos a este assunto, uma vez que reuni a informação necessária, resolvi deixar aqui tudo "compilado" e bem estruturado para aqueles que procuram o mesmo.

Antes de mais verificar como vai o inglês, as melhores coisas na internet estão na sua maioria em inglês e as várias linguagens de programação também.

Comecem por ler um bocado acerca do processo de desenvolvimento de software vendo também as várias actividades e passos, modelos e disciplinas de apoio. A introdução teórica é sempre vista como seca, mas sem ela pouco se faz.
Depois convem ler e aprender acerca de algoritmos e lógica da programação, após o devido estudo nestas áreas que são bastante comuns, convém ter noção daquilo que se irá querer futuramente saber, se programação para a web ou programação para desenvolver apenas programas de computador.
Para começar a programar é então necessário escolher uma linguagem introdutória que não afaste de imediado o aprendiz. Para isso há o Pascal (ensinado nos cursos profissionais) ou então o Python e C (ensinados na faculdade), existem no entanto outras como o Delphi também bastante acessível e leccionado em algumas escolas como linguagem introdutória.
Cabe então a cada um de vós escolher uma para obter um primeiro contacto, nada de muito agressivo, para começar a produzir pequenos programas. Existem para isso vários tutoriais e apostilas que ajudam imenso. A utilização de livros ou ebooks também é uma grande ajuda, façam uma pesquisa na amazon e vejam qual o que tem melhor feedback sobre a linguagem que procuram aprender. E há sempre o youtube e companhia para verem os outros a fazer.

Convém ter noção que há linguagens mais usadas que outras, logo quanto mais usadas, mais conhecidas o que implica assim, maior disponibilidade de documentação sobre as mesmas. Deixo aqui um top das mais usadas:

C
Java
C++
PHP
VB6 (mas devem começar já a usar VB.net, pois é a linguagem que obtém suporte actualmente, ao passo que o vb6 está a cair em desuso)

Contudo existem outras linguagens importantes para além das referidas como é o caso: Perl e LISP. Sendo que o melhor seria mesmo aprender cinco linguagens: Python, C/C++, Java, Perl e LISP. Mas isto apenas para quem quer dominar no mundo da programação.

Como requisitos para o vosso computador devem ter um sistema operativo real que não seja um interface em cima de um sistema como é o caso do Windows 95/98/ME. É aconselhado por isso a utilização de Windows NT based ou seja Windows NT ou 2000/XP/Vista. Poderão também usar uma distro de GNU/Linux ou MacOS.
Para escreverem a linguagem, nada melhor que um bloco de notas como o Notepad++ muito compatível com várias linguagens.

Bem após se decidirem por uma linguagem e terem os requisitos completos, convêm ler mais acerca dessa linguagem (podem faze-lo na wikipédia seja na versão portuguesa como na inglesa, um pouco de historia nunca fez mal a ninguém, muito embora eu sugira que leiam na versão inglesa que é sempre mais completa), tenham em conta que cada linguagem tem as suas vantagens e limitações. Depois disto mãos ao trabalho e comecem por usar as apostilas e até a copiar os exemplos até compreenderem bem o que andam a fazer. É quase como na primária em que se faziam muitas cópias para desenvolver a escrita.

Após aprendizagem da linguagem introdutória passam para aquela que realmente vos será útil lendo obviamente mais sobre a mesma e depois passando para as apostilas e tutoriais.
Procurem aprender HTML é sempre útil, poderão fazer o vosso site pessoal e oferecer dicas e ajudas básicas entre outras coisas.
Para quem apenas quer aprender programação web, após aprendizagem inicial e de HTML, deverá concentrar-se em aprender CSS, PHP e Javascript entre outras que poderão ser úteis.

Em relação às aplicações que desenvolvem, podem sempre publicar o código delas e mesmo as próprias aplicações, quem sabe se não serão úteis a outras pessoas? É bem melhor do que estar a fazer para depois não dar uso ou deitar fora.

A programação não se aprende de um dia para o outro, leva tempo, muito tempo até poder dominar uma linguagem. Existe um site que vos poderá esclarecer mais sobre isso: Teach yourself programming in ten years.

Para esclarecer mais algumas duvidas que possam surgir na escolha da ou das linguagens deixo aqui um comparativo.

Não sou nenhum génio, nem informático de raiz, mas penso ter esclarecido muitas duvidas a quem por aqui anda e pretende iniciar-se na programação. Qualquer duvida deixem o vosso comentário.

Etiquetas:

1 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial