Bitseal

sábado, agosto 18, 2007

Regresso à guerra fria?

Segundo a ultima noticia:

A Rússia vai enviar bombardeiros estratégicos para fora do seu território, sobrevoando zonas normalmente patrulhadas pela NATO e retomando, deste modo, uma prática comum da Guerra Fria.


SIC

Pelos vistos a Rússia que mal tem dinheiro para o povo, parece não ter esquecido o seu arqui-rival e muito menos os seus aclamados tempos de potencia mundial.
A verdade é que ainda existem muitos oficiais militares e políticos do partido comunista que acreditam que continuam a viver na guerra fria, prova disso foi o caso do submarino Kursk em que rejeitaram ajuda internacional em altura vital e principalmente dos EUA.

Com o plano dos EUA em construir um escudo anti-míssil a Rússia considerou isso uma corrida ao armamento, apesar de que propôs uma alternativa aos EUA, mas não chegaram a acordo. Com isto a Rússia retirou-se dos tratados que impedem a proliferação de armas nucleares e anunciou um programa de desenvolvimento de um escudo anti-míssil até 2015.
Após isto bombardeiros russos começaram a efectuar manobras típicas da guerra fria, como sobrevoar bases americanas.
Recentemente a Rússia lembrou-se de declarar o Polo Norte como parte do seu país apesar de parte deste ser do Canada e o resto ser considerado pela ONU como terra de ninguém.
Por fim, ontem realizaram exercícios militares conjuntos com a China e outros 2 países aliados da Rússia.

Será que o Red Storm Rising de Tom Clancy estará para breve?

Este livro tem sido bastante estudado um pouco por todo mundo nas fileiras militares, por o autor ter demonstrado uma grande capacidade de articulação com a realidade, como o caso da guerra fria e como seria o duelo de titãs e também pelo demonstrar que certos veículos militares eram mais vulneráveis do que o previsto entre outros assuntos, argumentos que foram tornados factos a quando da invasão do Iraque. (a vulnerabilidade dos helicópteros Apache ao fogo de armas ligeiras ou a grande capacidade bélica anti-tank parte parte dos aviões A-10 que tinha sido subestimada)

Etiquetas:

1 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]



<< Página inicial