Bitseal

terça-feira, outubro 31, 2006

TGV

Na ultima semana foi anunciada pelo governo a implementação do TVG em Portugal e qual o traçado que teria. Para quem não viu, basicamente haverão 3 ligações, Porto-Vigo utilizando as actuais linhas, por onde o alfa-pendular passa e nem metade da velocidade máxima atinge. Haverá a ligação Porto-Lisboa, também utilizando as mesmas linhas actuais LOL e por fim um traçado novo que ligará Lisboa a Madrid (sei é que vai passar por Évora).
Aos anos que se fala neste comboio de alta velocidade e de altos custos. Esta é uma das chamadas fantasias dos políticos portugueses que anseiam desde que entraram na UE.
A questão de maior interesse nunca foi evidenciada, não existem estudos de mercado nem se o TGV será uma aposta lucrativa. Dado que para quem não sabe os bilhetes rondarão os 100€.
Se o governo deixasse o monopolismo de lado e privatizasse a CP, abrindo o mercado ferroviário à concorrência de certeza que estaríamos bem mais servidos. Faziam como no resto da Europa se faz, uma empresa a explorar urbanos, outra inter-cidades e por fim uma para o alfa-pendular. Cabia ao governo a manutenção das linhas e obter lucros com a cobrança de impostos as empresas. Claro que isto para os mais velhos que estão no poder é um problema, acabava-se o tachinho pois vinham para o olho rua.
A ferrovia em Portugal está muito mal explorada, se houvessem ligações por via-ferria entre distritos a vida das pessoas estaria muito mais facilitada e os caminhos encurtados, alem do impacto que teria nas carteiras, baixando o consumo de combustíveis fósseis, encurtando o tempo de viagem e de espera em longas filas. Ah pois ja não seriam precisas tantas autoestradas e passariam haver queda no mercado de vendas automóvel e dos combustíveis isso já não interessa a determinados lobbies da sociedade.
Enquanto não houver alguém com coragem para acabar com jogos de interesses continuaremos a ser subjugados a problemas financeiros.
Gostava realmente era de ver greves a reivindicar isto, mas a sociedade vive para o seu umbigo e com palas. Também é por algum motivo que mais de 60% da população é analfabeta.

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]



<$I18N$LinksToThisPost>:

Criar uma hiperligação

<< Página inicial